Vencedores da etapa baiana do Desafio Universitário serão conhecidos dia 15‏

Etapa baiana esperada com expectativa
Reprodução

Os vencedores da etapa baiana do Desafio Universitário Empreendedor, ciclo 2015, serão conhecidos no próximo dia 15, domingo, durante a cerimônia de premiação, que acontece a partir das 18h, no Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, na Bahia.

No local, os 32 semifinalistas disputam presencialmente a final baiana do Desafio no período que antecede a premiação, dias 13 e 14 de novembro, e na manhã do dia 15. Nesta fase, os participantes ficarão em situação de imersão e serão avaliados durante atividades vivenciais, vinculadas aos princípios do empreendedorismo, gestão, mercado e inovação. Os estudantes vencedores da fase estadual formarão uma equipe para, juntos, disputarem a etapa nacional da competição de 5 a 7 de dezembro, em Brasília.

“O trabalho avaliação será focado nos itens comportamento, habilidade e atitude, e os quatro melhores colocados, ou seja, aqueles que apresentarem melhor conhecimento em empreendedorismo e demonstrarem a capacidade de gerir negócios serão os vencedores e integrarão a equipe baiana que disputará a etapa nacional”, explica a gestora do Desafio Universitário, ciclo 2015, Sueli de Paula.

Estímulo ao empreendedorismoIntegrado ao Programa de Ensino Superior do Sebrae, o Desafio Universitário acontece há 15 anos em todo o território nacional e foi reformulado em 2012 com o objetivo de estimular atitudes empreendedoras nos estudantes de graduação e em educação tecnológica. Por meio de uma competição educativa, com intuito de ampliar e reforçar a visão empreendedora nos níveis de negócio, corporativo e social, o programa integra três etapas de competição.

A primeira etapa da fase estadual foi classificatória. Nela, composta pelos ranques virtuais (ciclo e histórico), os universitários participaram de atividades educacionais, jogos empresariais e tiveram acesso aos cursos online do Sebrae. A pontuação alcançada no ranque ciclo classifica o participante para a etapa estadual presencial, que prevê as atividades lúdicas em grupo de quatro pessoas que devem gerar pontos suficientes para concorrer a etapa nacional. Os professores também competem no Desafio Universitário como orientadores e acumulam pontos pela indicação de alunos ou por atividades individuais.

De acordo com Sueli, a nova versão do Desafio surgiu com uma proposta de atender uma lacuna da grade curricular da maioria de cursos universitários, trabalhando conteúdos associados ao empreendedorismo. “Em todo o processo da competição, seja nas atividades virtuais ou presenciais, nos jogos da plataforma, cursos do Sebrae, os universitários estão envolvidos em atividades que desenvolvem habilidades em empreendedorismo, gestão, inovação”. O ciclo 2016 do programa está com inscrições abertas, no site da competição, até dezembro do próximo ano para estudantes e professores.